Guardiola pode alcançar Alex Ferguson e se tornar o técnico com mais títulos na história do futebol?
Treinador chegou a 39 títulos na carreira com a conquista da Premier League
Se existe um treinador acostumado a levantar troféus, o nome dele é Pep Guardiola. No último final de semana, o Manchester City conquistou o tetracampeonato consecutivo da Premier League, pela primeira vez na história da competição, no que garantiu mais uma taça para a galeria do técnico espanhol, que chegou a 39 títulos na carreira.
E a ‘sala de troféus’ de Pep Guardiola pode aumentar já no próximo final de semana, quando o Manchester City enfrenta o Manchester United pela final da Copa da Inglaterra, que pode ser o título de número 40 da carreira do treinador.
E vem justamente do Manchester United o grande nome da história: Alex Ferguson. O lendário treinador do United é o técnico com mais conquistas no futebol mundial, com 49 títulos ao longo de 39 anos de carreira, sendo 27 deles dedicados ao clube inglês. Sir Alex conquistou 38 troféus pelo United, sendo 13 títulos de Premier League, cinco Copas da Inglaterra e duas vezes a Champions League. Além do United, Ferguson também conquistou títulos na Escócia: um no comando do St.Mirren e 10 no comando do Aberdeen.
Quantos títulos faltam para Guardiola alcançar Sir Alex?
Em números frios, faltam 10 troféus para que Guardiola empate com Ferguson, e podem ser nove em caso de conquista da Copa da Inglaterra. Com contrato até julho de 2025 com o Manchester City, Guardiola não conseguiria chegar na marca do lendário treinador do United. Não até julho de 2025.
Na próxima temporada, o Manchester City disputará as seguintes competições: Supercopa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa, Copa da Inglaterra, Champions League, Premier League e o Mundial de Clubes. Ou seja, serão seis chances de conquistar títulos, e mesmo se vencer todos, Guardiola chegará a 45 títulos, ou 46, a depender da final da Copa da Inglaterra contra o United.
Guardiola afirmou, após conquistar a Premier League, que a tendência é que ele deixe o Manchester City ao final de seu contrato, em julho de 25. Mas que o assunto será debatido com mais propriedade durante a próxima temporada.
– A realidade é que estou mais perto de sair do que ficar. São oito anos, serão nove. No momento, a sensação é só que quero ficar na próxima temporada. Vamos conversar com o clube, temos tempo para conversar na próxima temporada. Temos que conversar com os jogadores também, se eles vão me seguir, vão continuar com a gente, e muitas outras razões. Eu vou ficar, durante a temporada, vamos conversar – disse Guardiola, em entrevista ao canal Sky Sports.
Projeto Copa do Mundo?
Aos 53 anos de idade, Guardiola tem tempo de sobra para entrar em novos projetos se deixar o Manchester City, e pode bater o recorde de Alex Ferguson com certa tranquilidade. A não ser que Pep escolha treinar uma seleção no próximo ciclo, o que diminui consideravelmente o número de competições disputadas e deixará Guardiola com poucas chances de título nas próximas temporadas.
Em entrevista recente à ESPN, Guardiola comentou sobre seu desejo de treinar uma seleção e disputar uma Copa do Mundo como técnico.
– Não sei quem me quer. Para trabalhar em uma seleção, eles precisam te querer, como nos clubes. Não sei quando, daqui a 5, 10 ou 15 anos, mas gostaria de disputar uma Copa do Mundo como técnico – afirmou Pep.
Antes de pensar em qualquer clube ou seleção para o futuro após o fim de contrato, Pep e o Manchester City voltarão suas atenções para a disputa da final da Copa da Inglaterra, no próximo sábado, dia 25 de maio, às 11h (horário de Brasília), contra o grande rival Manchester United, no Estádio de Wembley.